Game Review: Zona Mágica
- Gi Saggiomo
- 6 de mar. de 2016
- 4 min de leitura

Primeiramente, gostaria de agradecer à incrível equipe do Zona Mágica pela oportunidade de fazer o review do jogo, prometo fazer meu melhor, especialmente porque o jogo merece e vocês logo vão descobrir o porquê! Então, sem mais delongas:
Zona Mágica: O Review

Zona Mágica é um jogo de tabuleiro produzido pela Arcano games que está em financiamento coletivo no kickante! Você pode encontrar o link para lá e garantir a sua cópia no final desse review (se você já se convenceu em comprar o seu, corre lá que vale a pena! Se ainda não, desce e vai dando uma olhada nessa lindeza)!
Cada jogador assume o papel de um mago e com ele, compete num torneio de magia pela taça Dragão-Fada, taça entregue pelos diretores das escolas de magia Dragão e Fada(don’t say it?). Juntamente deles, os magos são avaliados pelos Mestres Magos Míopes (que por algum motivo mágico continuam avaliadores. Vai entender).
Já sobre o torneio, bom ele tem regras bem claras: Não causando ferimentos graves no amiguinho, tá beleza! Mas se ele se distrair... Acontece... Ganha quem fizer mais pontos! Então, vamos ao cenário do torneio!

No topo do tabuleiro temos o marcador de pontos. A arte é única e bem trabalhada, embora fique por baixo das casas numéricas, a atenção aos detalhes é algo que chama a atenção no jogo todo, existem inclusive algumas referências aqui que valem a sua atenção.

E por falar em referências, as referências espalhadas pelo jogo todo são suficientes para deixar o Capitão orgulhoso e qualquer nerd envaidecido por entender todas! Cartas mágicas, heróis, criaturas de bolso e muito mais te esperam nas cartas desse jogo!
E por falar nas cartas é usando-as para fazer magias nos círculos mágicos que você ganha pontos, círculos mágicos como esses daqui:


Esses são os círculos mágicos de Dragão (em laranja) e de Fada (em azul). Ao lado deles estão os marcadores de torcida, é utilizando a mana desses círculos mágicos que os magos executam suas magias.

Ao centro do tabuleiro temos os lugares para compra e descarte de magias, para o armazenamento dos implementos que irão para leilão e também o marcador de ciclos!


Nas laterais existem os marcadores de cristais, é com eles que compramos os implementos nos leilões e acreditem em mim quando digo que implementos são bem importantes, até por não serem assim tão comuns no jogo!
Abaixo deles, temos a reserva de mana, de onde cada jogador deve pegar uma à cada início de turno.
A arte e a qualidade dos componentes também não deixa à desejar e tão pouco fica para trás. Abaixo um exemplo de carta de mago, de magia, implemento e mana.




Lembram-se do que eu disse sobre as referências? ;D

Temos também 5 marcadores de pedras. As pedras de Dragão, as pedras de Fada e a pedra de Ciclo.

Mas o que realmente merece uma atenção especial aqui, são os maguinhos.
Os marcadores de mago além de serem umas graças, detalhados e de tamanho perfeito para o uso no tabuleiro tem o material perfeito para não escorregar nas mãos, não quebrar se cair (e acreditem em mim, eu arremessei um contra a parede para testar a durabilidade. Palavra de maga de fogo!) e bom... são uma gracinha, sério, olhem mais de perto:





O jogo é genial! Uma temática nova, divertida e cheia de textos engraçados que com certeza vão arrancar muitas risadas do grupo todo se forem lidas em voz alta. Acreditem em mim, mesmo o manual eu li em voz alta para a mesa pois tinha muitas tiradas para que eu mantivesse só para mim.
E falando nele, a arte imita um antigo tomo de magia e dá uma atenção especial à algo que geralmente é tão esquecido e deixado de lado nos jogos:

Todos os magos podem executar magias de todos os elementos, mas cada um deles possui uma jogabilidade diferenciada como o própria manual destaca :
O Mago vermelho, especialista em ataques diretos! O Mago azul, especialista na defesa! O Mago branco, especialista no descarte de cartas! O Mago verde, especialista em anular efeitos! E por último, mas não menos importante, o Mago Roxo, especialista em ganhar cristais!

Na minha opinião, o grande mistério do jogo está em saber aproveitar bem o ponto forte de seu mago com os implementos que conseguir comprar e vejam bem, eu usei a palavra conseguir pois é um leilão, então se houver na mesa alguém com mais cristais que vocês, fiquem alertas, pois conseguir o item que quiserem pode ser um desafio.
Conheçam seu mago. Dediquem tempo para entende-lo e então saberão bem que implementos vão querer para equipá-lo e qual a melhor estratégia para pontuá-lo. Nem sempre fazer o maior número de magias ou mesmo guardar manas para fazer apenas magias mais fortes é uma boa estratégia.
É aqui que está a genialidade do jogo, Zona Mágica não é um jogo comum quantitativo, onde mais magias ou mais manas ou mais implementos é sinal de vitória. É necessários estratégia e conhecimento dos magos e dos implementos que estiver usando (até para que você não se esqueça de pontuar nada), atenção e acima de tudo, nada de fazer as coisas com pressa da primeira vez, hein? Vai com paciência até pegar o jeito e aproveitem o jogo, garanto que vai valer a pena.
No nosso jogo, paramos diversas vezes para rir, discutir referências e apreciar a arte do jogo que fica claro o quanto foi desenvolvida com carinho e dedicação!

Pra fechar, Zona Mágica é um jogo lindo, cativante e divertido, que vai arrancar boas risadas à todos que se entregarem à tudo o que ele têm a oferecer com sua arte incrível e adoráveis textos curtos e engraçados! Você pode contribuir com o financiamento coletivo e garantir a sua cópia do jogo aqui: http://www.kickante.com.br/campanhas/zona-magica também podem entrar em contato com os desenvolvedores se tiverem qualquer dúvida!
Eu fico por aqui e espero vê-los num próximo review! Até mais!
Comments